Nosso novo endereço

13 de dezembro de 2016

Por dentro das Cavernas de Cristal da Islândia

Prepare os casacos, pois a viagem de hoje é pra lá de gelada.
Bem-vindo às Cavernas de Cristal




O maior volume de gelo da Europa está na Islândia, mais especificamente em Vatnajökull. Com uma
área de mais de 8.100 km2, em alguns pontos a espessura da camada congelada atinge 1 km.

Resultado de imagem para Vatnajökull

A região torna-se ainda mais interessante pelo fato de estar sobre diversos vulcões. Bárõarbunga, por exemplo, é o maior deles. Grímsvötn, por sua vez, é o mais ativo. Não raro é possível se deparar com a lava fervendo numa região marcada pelo frio extremo.

Resultado de imagem para Grímsvötn

O relevo da área é bastante diverso, incluindo montanhas, vales e planícies. A calota polar atinge 2 mil metros de altitude em alguns pontos. Do alto, vistas incríveis são garantia de boas fotos.

Imagem relacionada

Toda a região está dentro do Parque Nacional Vatnajökull. Com 12 mil km2 de extensão, ele é o segundo maior da Europa, atrás apenas do Yugyd Va, na Rússia.

Em meio a paisagens únicas, quem poderia imaginar que uma das principais atrações estaria justamente debaixo das espessas camadas congeladas?

As chamadas Cavernas de Cristal são verdadeiras construções arquitetônicas naturais. Extremamente suscetíveis às condições climáticas, todos os anos dezenas delas erguem-se nas épocas mais frias e, poucos meses depois, derretem. Assim, cada caverna é única e perene. Nunca haverá duas iguais, com as mesmas cores e o mesmo desenho.

Aconselha-se fortemente não visitar as cavernas desacompanhado de guias experientes. Mesmo durante o inverno, dias mais quentes podem fazer com que elas desmoronem, num estalar de dedos.

Assim, diariamente, as agências que promovem as visitas estudam as condições das grutas para se certificarem que o passeio será seguro e, com certeza, inesquecível!





Do azul mais vivo ao transparente mais límpido do gelo, a paisagem lá embaixo é única! Qualquer fotógrafo iniciante consegue fotos de tirar o fôlego.

Vatnajökull e suas cavernas é o tipo de lugar que vale uma viagem. Por sinal, melhor planejar o quanto antes. Cientistas apontam para o encolhimento da calota, ano a ano, devido ao aquecimento global. Assim, cada vez mais raras serão as cavernas seguras para os turistas.

COMO CHEGAR
Vatnajökull está a cinco horas de Reykjavík, capital da Islândia. Embora o lugar não seja repleto de turistas, visitar as Cavernas de Cristal não é tarefa difícil. Existem algumas agências que organizam o passeio com todo o conforto e segurança necessários. Jipes gigantes e preparados para o gelo levam os turistas para a região. Caminhar no gelo será inevitável, portanto opte por sapatos próprios para essa atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário