Nosso novo endereço

8 de dezembro de 2016

Ilhas Diomede: EUA e Rússia nunca estiveram tão próximos

Quem pensa em Estados Unidos e Rússia logo se lembra da distância entre os dois países, seja política, ou geográfica. Mas sabia que esses dois países estão mais próximos do que você imagina? Para ser mais exato, a apenas 3,8 km um do outro!

Ao analisarmos o globo terrestre, logo veremos o Estreito de Bering unindo essas duas grandes nações. Há quem diga, aliás, que o homem chegou à América pela Ásia, justamente usando o mar congelado de Bering como uma ponte. Pra lá de escorregadia, não é verdade?

Resultado de imagem para frozen bering strait
Mar de Bering completamente congelado no inverno.

Se dermos um zoom e olharmos ainda com mais atenção, logo perceberemos duas pequeníssimas ilhas, repletas de curiosidades: são as ilhas Diomede. A Maior pertence à Rússia; a Menor aos Estados Unidos.

Resultado de imagem para diomede islands
Rússia e Estados Unidos a apenas 3,8 km de distância.

As duas ilhas foram inicialmente habitadas por esquimós do grupo Yupik, há mais de 3 mil anos. O primeiro europeu a chegar nesse lugar - pra lá de inóspito - foi o explorador russo Semyon Dezhnyov, em 1648. Anos mais tarde, um outro explorador, dessa vez dinamarquês, Vitus Bering, em 16 de agosto de 1728 também chegou ao local. Aliás, é nessa data que a Igreja Ortodoxa Russa celebra a memória do mártir Santo Diomede, que deu nome às ilhas. Curioso, não?

Foi apenas em 1867 que os EUA compraram o Alaska da Rússia, o que incluiu a Ilha Diomede Menor.

Durante o inverno, pela pequena distância entre as duas ilhas, o mar congelado forma uma verdadeira ponte entre os dois países. A Ilha Maior russa hoje é inabitada. A Ilha Menor americana, por sua vez, possui uma população de apenas 140 habitantes que vivem da pesca, da caça, algum pequeno comercio local e pasme.... de produtos vindos do continente direto das lojas Walmart!

diomede-islandsl-6
Ilha Diomede Maior vista da Menor.

Se tudo isso já não fosse curioso o suficiente, bem no meio das ilhas passa a Linha Internacional da Data (LID). Essa é uma linha imaginária que implica uma mudança de data obrigatória ao cruzá-la entre o Leste e o Oeste. Assim, enquanto na Diomede Maior é quinta-feira, na Menor é quarta. Não é à toa que elas são chamadas de Ilha do Amanhã e do Ontem, respectivamente.

diomede-island-map2
Linha Internacional da Data: separa o mundo em hoje e amanhã.

Estados Unidos e Rússia, dois tradicionais rivais históricos, nunca estiveram tão próximos em distância e tão longe no tempo...

Sarah Palin, ex-governadora do Alaska, não estava tão errada quando afirmou poder ver a Rússia da janela de casa!

Pronto para uma viagem congelante entre as ilhas? Veja esse vídeo:




COMO CHEGAR 
Viajar para as ilhas não é tarefa simples. Por conta das questões climáticas, qualquer travessia pode se tornar muito arriscada. Além disso, autoridades russas e americanas precisam emitir uma série de permissões para que a viagem seja possível.

Mesmo diante de tantas barreiras, uma expedição está sendo planejada. Em março de 2017, um grupo altamente capacitado para lidar com condições ambientais extremas pretende concretizar a difícil tarefa de cruzar o mar de Bering. As ilhas Diomede são parada certa!

Quer saber mais sobre este feito que está por acontecer? Visite a página da expedição.

Quem sabe na próxima você não faz parte do time?


Um comentário: